Sala de Justiça

Um blog d'O Pensador Selvagem | in moto perpetuo, produzindo inconscientes

Os 10 piores personagens da história dos jogos de luta

| 8 Comments

Estoy a oír: Richard Cheese – Creep

Primeira aula do curso Tiago Andrade de criação: os conceitos mais simples são os que funcionam melhor. Se você demora muito para explicar quem é seu personagem, meu amigo, você tem um problema.

Não é à toa que os maiores ícones da pancadaria digital são um carateca com uma faixa na cabeça e um ninja com poderes de gelo: os conceitos de ambos podem ser explicados em poucas palavras. Infelizmente, mesmo as empresas que nos trouxeram alguns dos porradores virtuais mais legais de todos os tempos às vezes se esquecem das próprias lições. O resultado? Você confere na lista abaixo.

* Kobra e Kira (Mortal Kombat Deception)

Kobra e Kira aparecem juntos nesta lista por diversas razões. Eles surgiram no mesmo jogo, suas histórias são praticamente idênticas, os dois são cópias descaradas de personagens já existentes…mas, principalmente, os dois são tão restolhos que, em seus respectivos finais em Mortal Kombat Armageddon, um deles termina morto pelo outro. Detalhe: nos próprios finais! Morrer no próprio final é coisa de personagem mega-restolho.

* K9999 (The King of Fighters’ 2001)

Só quem não tem as mais elementares noções de equilíbrio na jogabilidade e/ou nunca assistiu Akira consegue gostar desse cara. Pode perceber: todo apelão de fliperama joga com esse cara nos únicos dois jogos em que ele aparece. Felizmente, ele sumiu antes de causar mais estragos. Mas quando achávamos que estava tudo bem…

* Ash Crimson (The King of Fighters’ 2003)

…sempre dá pra piorar. Tudo bem que a SNK desaprendeu a criar personagens bacanas de alguns anos pra cá, mas também não precisava chutar o pau da barraca desse jeito. Precisando criar um novo protagonista para aquele que acabaria sendo o pior KOF de todos, a empresa nos apresentou…um transexual sardento de roupa colada. Rrrrrrridículo.

* Dan Hibiki (Street Fighter Alpha)

Um maremoto de jogos de luta surgiu nos idos de 93, no rastro de Street Fighter II. A maioria eram apenas cópias malfeitas, mas duas empresas preocupavam a Capcom: a Midway, com o überclássico Mortal Kombat, e a saudosa SNK, com as várias franquias que foram reunidas na festa anual da porrada chamada The King of Fighters.

Até por não chegar ao Japão, MK não virou piada da concorrente, mas Robert Garcia e sua pose de ricaço (o cara luta de roupa de grife e sapato italiano!) inspiraram a criação de Dan Hibiki, que além de zoar a concorrente podia ser entendido como uma auto-sátira. Afinal, seus golpes tinham nomes como “Gadouken” e “Kouryuuken”, em referência aos famosos ataques de Ryu e Ken. Pra não citar aquele em que ele jogava uma foto autografada no oponente.

Só que esqueceram de dizer aos jogadores que era uma piada. Dan não era exatamente carismático, e seus golpes pretensamente engraçados não conquistaram os fãs – aliás, eu desafio qualquer justiceiro que esteja lendo isso a me apresentar alguém que jogue com o Dan. E mesmo assim o filho da mãe aparece em praticamente todos os SFs desde então!

* Shingo Yabuki (The King of Fighters’ 97)

Poderia-se dizer que Shingo e Dan são os equivalentes um do outro. A Capcom criou um personagem zoando o Robert, a SNK respondeu no ano seguinte criando uma versão masculina da Sakura. O quê? Não acredita? Como diria o narrador de Pushing Daisies, vamos aos fatos. Admiração pelo protagonista? Confere. Treinamento com ele? Confere. Golpes parecidos? Confere.

Anos depois, quando Capcom e SNK lançaram vários crossovers e tudo o mais, os programadores de ambos devem ter rido um bocado dessas piadas mútuas…

* Mokujin (Tekken 3)

“O cara é uma árvore?!” É, pois é. Que coisa, não? Detalhe: uma árvore que não tinha ataques próprios. A cada round, Mokujin imitava os ataques de um personagem diferente – que só podia ser reconhecido pelos movimentos da tal árvore lutadora antes do FIGHT. Traduzindo, o cara era basicamente um Random Select com visual diferente. Precisavam criar um personagem só pra isso?

* Servbot (Marvel vs. Capcom 2)

OK, eu sei, o menu de Marvel vs. Capcom 2 é um samba do crioulo doido. Tem um monte de personagens idênticos (Guile e Charlie, Homem de Ferro e Máquina de Combate, e por aí vai), dois Wolverines, Medula, Chapeuzinho Vermelho psicopata…mas nada supera o Servbot. Trata-se de um bonequinho estilo Lego, que aparece praticamente em tamanho natural. Isso mesmo: um lutador de um centímetro de altura, que mal dava pra enxergar – quanto mais acertar!


* Choi Bounge (The King of Fighters’ 94)

Falando em baixinhos maletas, vamos ao maior deles. Não que fosse inacreditavelmente difícil, mas o time do Kim sempre foi o trio que mais me enchia o saco em KOF. Isso porque mesclava um personagem de jogabilidade equilibrada (o Kim), um forte (o Chang) e um baixinho rápido (o Choi), todos com apelações reservadas somente à CPU. Mas o maior problema do Choi é que ele junta várias idéias que não combinam entre si. Pô, o cara é um Freddy Krueger anão que invoca furacões e desliza pela tela à la Rayden! Praticamente um catado criativo!

Ou talvez eu simplesmente não vá com a cara do Choi. Ah, dane-se: a lista é minha e eu incluo quem eu quiser.

* Mokap (Mortal Kombat: Deadly Alliance)

Outra piada que esqueceram de dizer que era interna. Durante o trabalho de captura de movimentos do quinto MK, a equipe de programadores quis fazer uma homenagem ao ator que usava a roupa com sensores para registro dos golpes – e criou o lutador secreto que menos pessoas tentaram destravar na história do videogame. Pô, um técnico de efeitos especiais lutando num torneio que incluía ninjas, feiticeiros e deuses? Muita gente fala mal do Stryker, mas ele pelo menos tinha uma arma! E granadas! E um taser!

Outra prova de que o Mokap é um restolho de primeira: ele também morre no próprio final de Mortal Kombat Armageddon. Sim, eu terminei o jogo com o Mokap. No nível Novice, porque eu sou jogo MKA muito bem mas não sou mágico.

* Norimaro (Marvel Super Heroes vs. Street Fighter)

Para fechar nossa lista, o mais inacreditável de todos. Por alguma razão bizarra e incompreensível, a Capcom do Japão achou que ter Hulk e cia. trocando sopapos com os personagens de seu maior sucesso não era suficiente. Tiveram que inventar um esdrúxulo lutador estudante, cujos ataques eram baseados em arremesso de cadernos e coisas assim. De tão tosco, Norimaro ficou de fora da versão americana.

(E pensar que poderiam ter colocado o Thor no jogo em vez desse cara! Ou então o Demolidor. Ou o Dr. Octopus. Ou o Magneto. Ou a Tempestade. Ou o…ah, vocês entenderam!)

Be Sociable, Share!

8 Comments

  1. Vc está viajando quanto ao dan,dan é um dos melhores e mais carismáticos personagens já feito pela capcom e outros jogos de luta,gosto muito de jogar com ele na zero e zero 2,na zero 2 o shoryuken dele é o melhor,tanto o golpe em si,quanto a dublagem do personagem,já em street fighter 4 o seu ultra combo é um dos melhores do jogo,dan estamos com vc rapaz!

    Mad Max responde: ficam registradas as minhas desculpas aos fãs do Dan…o que não muda minha opinião sobre ele. Mas eu gosto do Stryker, então entendo vocês.

  2. KKKKKKKKKKKKKKKKKK, não conquistaram os fãs.. até parece sou fan do cara..e ele e mtu bom.. até hoje lembro(em um evento de anime) a cara do povo qnd eu ganhei 20 wins com ele..Dan é fera vei..

    Mad Max responde: mas o Dan foi criado justamente pra ser um personagem de sátira. Tipo “eu ganho de você até com o Dan!”

  3. Esse post na minha opnião foi feito por um cara que num sabe nada de jogo de luta, sabe nem da um combo se quer… k9 ruim?Ash ruim?Dan ruim?Shingo ruim? Na boa desses 10 “Piores” personagens ae tiro pelo menos 3 que possam ter cidos uns dos 10 MELHORES de jogos de luta, so depende de quem comanda eles…Vide:K9999,Dan e Ash… nessa msm ordem e o Shing é top de jogar com ele… :)

  4. Cara eu to contigo o pior desses 10 é freddy gruguer jr.

  5. Lista ruim. E pra começar meu comentário: transexual, sardento e de roupa colada são adjetivos e não defeitos, então… faltou explicação para o Ash. Eu tenho uma: o character design dele simplesmente é horrível.

    Esse Mokap é só um destravável de zoação, portanto nem tem porque ficar emburrado com ele. Não entendeu a brincadeira, não brinca, ué.

    Eu gosto do Shingo. E o Choi é um dos personagens mais importantes de KoF, como assim ele tá nessa lista??!!!!

    Agora tem uns realmente horríveis, como Kobra e Kira. Tem uma porção no Mortal Kombat 4, tem o chefe de tanguinha do Street Fighter 3, o Dan eu concordo que é bem sem graça…

  6. o k9 e demais na 2002 ele manda o tiro” o braçao e o atk q voa ele e muito manero o dan tambem mas o shingo tava melhor na foto!

  7. porra cara nao fala merda o k99999 é fodido demais e eu sou fã de akira e gosto muito do personagem ,.

  8. affs nada aver o choi , dan , k9999, Ash , mokap , ServBot Sao tudo bom vcs q sao um bando de nuub e num sabe jogar com eles um bando de nuub dos carai

Leave a Reply

Required fields are marked *.